As urgências não escolhem data e hora. O nosso carro não avisa quando deixa de andar e não tem reparação possível ou o nosso frigorífico não deixa nota para nos informar que vai “decidir” deixar de refrigerar.
Estes e outros tipos de problemas de última hora exigem, pela sua natureza, uma resolução rápida, contudo, essa resolução pode ver-se adiada se os meios financeiros ao nosso dispor não colaborarem.
De forma a não deixar para amanhã aquilo de que precisam hoje, muitos consumidores optam por se dirigirem a uma instituição de crédito para pedirem um crédito pessoal.
Apesar de permitir, em caso de aprovação do pedido, resolverem a sua situação, os pedidos de crédito pessoal no balcão podem ser lentos e burocráticos, o que para quem precisa de um crédito pessoal rápido não deixa de ser desmotivante.
Existe, contudo, uma solução: o crédito pessoal online.
Crédito pessoal online: uma forma simples e rápida de garantir o financiamento de que necessita
À semelhança do que aconteceu com diversas áreas da nossa vida quotidiana, o mundo online tem permitido tornar simples e rápidas, várias ações do dia-a-dia que antes julgávamos impossíveis de concretizar em tão pouco tempo.
O pedido de financiamento através de um crédito pessoal é um deles, e o processo é bastante simples.
Quando precisar de um financiamento rápido para a realização de uma obra urgente, o pagamento de propinas, a mudança de carro, troca de eletrodomésticos ou uma simples viagem de férias, só tem de fazer uma pesquisa através do seu browser e encontrar a solução de crédito pessoal rápido mais adequada à sua situação.
Após este simples tarefa, ser-lhe-ão apresentadas as várias opções de soluções de crédito pessoal online que o mercado financeiro português oferece.
Escolha uma dessas opções (normalmente, ao clicar no link, será encaminhado diretamente para a página de crédito pessoal da instituição escolhida) e faça a sua simulação de crédito no simulador de crédito pessoal que lhe será disponibilizado.
Este simulador vai permitir-lhe, entre outras coisas, calcular, em função do montante e prazo de reembolso escolhido, o valor da mensalidade e juros que terá de pagar.
Caso os valores apresentados pela simulação lhe agradem e queira proceder à contratualização do crédito pessoal em questão, não tem que ligar ou dirigir-se a um balcão como antigamente, uma vez que lhe basta clicar no botão que diz algo como “Peça Já”, e preencher o formulário online que lhe será apresentado.
Após o preenchimento deste formulário com os seus dados pessoais, ser-lhe-á pedido que anexe alguns documentos. Entre aqueles que normalmente são pedidos pelas instituições de crédito num crédito pessoal online contam-se o:
- Comprovativo de morada
- Últimos 3 recibos de vencimento
- Comprovativo de NIB/IBAN
Como referimos, uma grande parte da rapidez do processo de contratualização de um crédito pessoal online deve-se à menor burocracia envolvida, dado que tudo é tratado online e de forma autónoma, mas as vantagens não se ficam por aqui.
O prazo de resposta, por norma relativamente extenso num balcão físico, é diminuído entre as 24 e as 48 horas e, uma vez validado, o montante será depositado na sua conta bancária em alguns dias úteis.
Pedido de crédito pessoal – Exemplo prático
Imagine que o motor do seu carro parou de vez e pretende comprar um outro em segunda mão que um conhecido está a vender.
O preço da nova viatura é de 5 mil euros, mas como não quer mexer nas suas poupanças prefere partir para a contratualização de um crédito pessoal online.
Como referimos, basta fazer uma pesquisa no seu smartphone ou PC com ligação à Internet e escolher uma das múltiplas opções que o motor de pesquisa lhe vai apresentar.
De entre todas estas soluções, optou por clicar na solução de crédito pessoal do UNIBANCO, marca da Instituição Financeira de Crédito – UNICRE.
Aberta a página, vai encontrar um simulador de crédito pessoal que lhe vai permitir realizar uma simulação (com possibilidade de seguro) para valores entre os €5.000 e os €75.000, bem como optar por prazos de pagamento que oscilam entre 24 e 84 meses.
Como o seu objetivo é pedir 5 mil euros e pagá-los no prazo de 24 meses, o resultado da sua simulação no UNIBANCO vai apresentar-lhe uma mensalidade de 222,73 euros (TAEG a 9,5% e TAN a 6,250%) e um MTIC de 5477,53 euros.
Caso a proposta lhe agrade, e tal como dissemos anteriormente, só terá de clicar em “Peça Já”, preencher o pequeno formulário online, anexar os documentos requisitados, validar a sua identidade e escolher a opção digital para finalizar o processo sem sair de casa.
Após a aprovação, o dinheiro pedido será depositado na sua conta em alguns dias úteis depois.