Da multifuncionalidade à sustentabilidade: as principais tendências no mercado de brindes promocionais

Num mundo constantemente em mudança, não é de admirar que o mercado de brindes promocionais esteja sempre em atualização. Com a pandemia da Covid-19 e com a urgência de criar soluções que atrasem a crise climática, a sustentabilidade surge como palavra de ordem.

“Temos vindo a incorporar gradualmente todo o tipo de brindes promocionais ecológicos no nosso catálogo: USB com caixa de madeira, canetas de cartão, sacos de algodão orgânico, garrafas recicladas… mudança na mentalidade dos clientes. Dedicamos parte dos nossos esforços para incorporar produtos sustentáveis ​​no catálogo, pois, além disso, eles são uma ótima maneira de enviar uma mensagem de conscientização para o destinatário”, diz Oriol, CEO da Gift Campaign, atualmente empresa líder no mercado espanhol na venda online de brindes de empresa e artigos publicitários.

Brindes amigos do ambiente, gastronómicos, tecnológicos e funcionais são apenas alguns exemplos de novidades que terão sucesso neste mercado em expansão.

Vejamos então, quais as principais tendências do mercado de brindes promocionais.

Brindes sustentáveis  

Nos últimos anos, temos vindo a observar uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e com a preocupação em preservar os seus recursos naturais. Nesse sentido, o mercado de brindes apresenta-nos inúmeras opções em materiais ecológicos, como bambu, papel reciclado, algodão cru e garrafas pet. Estes materiais podem ser encontrados em “Ecobags”, canetas, vestuário, etc. Outra novidade são os presentes ecológicos como lápis com sementes, mudas de árvores, etc.

Brindes tecnológicos

Fazemos parte de uma sociedade cada vez mais dependente da tecnologia, por isso, não é de admirar que esta seja mais uma das tendências do mercado de brindes.

Nessa categoria, destacam-se as pendrives, caixinhas de som, power banks e fones de ouvido. Como são produtos que têm função de uso diário, eles são ótimos veículos para adicionar valor à marca. Tais brindes geralmente são populares entre o público mais jovem.

Brindes que reforçam o bem-estar

Com a pandemia, vimos um aumento de preocupação com a saúde, o bem-estar e o autocuidado. O aumento da expectativa de vida da população e a adopção de hábitos saudáveis, justificam o aumento da procura deste este tipo de artigos.

Roupões, sais de banho, e toalhas refrescantes são os artigos mais desejados para quem procura momentos de relaxamento.

Ao criar promoções que incentivam uma pausa para o descanso e cuidados pessoais, a sua empresa irá agregar valor à rotina do seu público e demonstrará que não se preocupa apenas com o sucesso comercial, mas também com o bem-estar dos seus colaboradores e clientes.

Brindes multifunção

Casas de pequena dimensão, com o tempo cada vez mais apertado e com a necessidade de trazer praticidade à vida das pessoas, surgem os produtos multiuso ou multifunção. Alguns exemplos de brindes multiuso são chaveiros com kit de ferramentas e canetas lanterna.

Brindes Gourmet

É cada vez mais comum o fenómeno conhecido como “gourmetização” das coisas. Isso significa que em diferentes mercados, têm surgido novos produtos e serviços mais “sofisticados” que os anteriores a eles. No mercado de brindes ocorre o mesmo. Restaurantes, confeitarias, e outros negócios do setor alimentar terão várias opções de brindes gastronómicos para fortalecer a sua marca na memória e no paladar dos seus consumidores e valorizar os esforços das suas equipes. Kits de temperos ou vinho, aperitivos, massas, bebidas ou acessórios para corte de queijos e carnes estarão em alta.

Brindes para Animais

Com a crescente preocupação pelo bem estar animal, eis que surge mais uma tendência que pretende dar resposta a um novo mercado em ascensão. O mercado dos animais de estimação. Clínicas veterinárias, pet shops e hotéis para animais poderão presentear os seus clientes de quatro patas com brindes funcionais e divertidos. Alguns exemplos disponíveis no mercado são os frisbees, comedouros e casotas, que podem ser personalizados com o logotipo da empresa.

Tais acessórios são essenciais para fidelizar clientes, podendo ser oferecidos como prémios ou após compras especiais de medicamentos, alimentos etc.

Brindes para viagens

Com um número cada vez maior de pessoas em trânsito, o conforto em viagem torna-se uma preocupação e uma necessidade, por esse motivo, proporcionar a melhor experiência possível durante a viagem é outra tendência relevante.

São vários modelos de malas com rodinhas, mantas de avião, necessaires, bolsas de mão, almofada para pescoço, entre outras opções úteis para viagens curtas ou longas.

Estes brindes são ideais para clientes de hotéis, agências de turismo, agências de viagens, companhias aéreas e afins. Por isso lembre-se, imprima o seu logótipo e veja a sua marca chegar mais longe.