O que são moedas digitais?

Hoje em dia, o dinheiro em papel é cada vez mais escasso. Todavia, as moedas continuam se reinventando para atender às exigências de um mundo cada vez mais conectado. Dessa forma, as moedas digitais vêm ganhando espaço como uma forma de investimento do século XXI.

Com toda a certeza você deve conhecer alguém que escolheu as moedas digitais, como o shiba inu coin como forma de investir e fazer uma reserva financeira para realizar seus sonhos.

Mas, você entende mesmo de moedas digitais? Se acaso tiver dúvidas sobre o assunto, leia o post até o final!

O que são moedas digitais, afinal?

Em primeiro lugar, são consideradas moedas digitais uma espécie de dinheiro digital. Também chamadas de criptomoedas, as moedas digitais chegaram ao mercado financeiro em 2008. Na época, Satoshi Nakamoto criou o bitcoin.

Apesar de ser uma forma de dinheiro virtual descentralizado, é possível realizar diversas operações de compra e venda com essas moedas.

Assim, quanto mais pessoas migram do dinheiro em papel para as criptomoedas, essa popularidade permite que empresas tradicionais aceitem as moedas como forma de pagamento.

Quais são as moedas digitais mais valorizadas?

Desde a criação do bitcoin até os dias atuais muita coisa se modificou. Outras moedas digitais surgiram e se popularizaram. Sob o mesmo ponto de vista, cada moeda possui uma cotação diferente.

De acordo com o CoinMarketCap as moedas digitais que estão se valorizando são:

● Gala;

● The Sandbox;

● Axie Infinity;

● Polygon;

● Terra;

● Fantom.

Como investir em moedas digitais?

Só para ilustrar, quem deseja adquirir criptomoedas para iniciar um investimento pode optar por dois caminhos.

A primeira alternativa é fazer a negociação de compra diretamente com quem possui moedas para venda. No mercado de criptomoedas, essa negociação é chamada de peer-to-peer.

Por outro lado, a outra forma usada para adquirir criptomoedas é entrar em contato com uma exchange. Em outras palavras, uma exchange é uma corretora especializada em moedas digitais que orienta e realiza as operações de compra e venda das diversas moedas existentes.

Como acompanhar os preços das moedas digitais?

Recentemente, as moedas digitais foram incorporadas ao mercado financeiro tradicional. Com isso, é possível saber as cotações das criptomoedas através do acompanhamento de fundos de índice.

Na Bolsa de Valores, os Exchange Traded Funds, ou ETFs,  são os fundos de índice usados para as moedas digitais. Existem diversos índices que acompanham as cotações das moedas digitais. A partir deles é feita a referência para os ETFs.

Quando o índice se valoriza, o valor da moeda digital sobe. Do contrário, o valor da moeda digital pode cair se o índice de referência tiver queda.

Como escolher uma moeda digital para investir?

Antes de tudo é preciso estudar a moeda escolhida e saber se o alto risco desse ativo irá ser compensado ao longo do tempo.

Tente diversificar seus investimentos, assim, mesmo que uma moeda sofra desvalorização, outra pode subir o seu valor. Por fim, procure especialistas no assunto para ter uma opinião de quem entende do assunto.

Agora que sabe o que são moedas digitais use esse conhecimento para lucrar com esse investimento!