Está no início da sua viagem com SEO? Talvez já tenha ouvido dizer que SEO pode ajudar a conduzir o tráfego para o seu website e a obter rankings mais elevados, mas não tem a certeza de como funciona ou em que áreas se deve concentrar? Bem, veio ao sítio certo. Continue a ler para saber o que cada comerciante digital deve saber sobre SEO em Portugal e como pode crescer o seu negócio online de forma eficiente com a ajuda de uma agencia de SEO ou um consultor de SEO especializado.
Definição de Otimização de Motores de Pesquisa (SEO)
Vamos começar por fazer uma pergunta óbvia: o que é exactamente SEO? Bem, SEO significa ‘Search Engine Optimization’, que é o processo de obter tráfego de resultados de pesquisa gratuitos, orgânicos, editoriais ou naturais nos motores de pesquisa. O seu objetivo é melhorar a posição do seu website nas páginas de resultados de pesquisa. Lembre-se, quanto maior for a listagem do website, mais pessoas o verão.
- Um bom SEO envolve muitas atividades diferentes, tais como:
- Identificação de palavras-chave relevantes com bom potencial de tráfego de pesquisa
- Criação de conteúdos úteis e de alta qualidade e sua otimização para motores de pesquisa e para utilizadores
- Incluindo ligações relevantes de websites de alta qualidade
- Medir os resultados
Hoje em dia, SEO é considerada uma atividade de marketing essencial.
Diferenças entre pesquisa paga e orgânica
Desde o início, é importante que compreenda as diferenças entre a pesquisa orgânica, natural sinónimo de SEO e a pesquisa paga. Existem cinco diferenças fundamentais:
Posição
A primeira diferença é que os resultados de pesquisa pagos aparecem no topo das páginas de resultados do motor de pesquisa, e os resultados orgânicos aparecem por baixo destas.
Hora
Outra diferença fundamental entre a pesquisa paga e a orgânica é o tempo. Com a pesquisa paga, obtém-se resultados quase instantâneos, por vezes em minutos; enquanto que, com a pesquisa orgânica, os resultados levam mais tempo – muitas vezes semanas, meses, e até anos. Assim, é necessário jogar o jogo a médio e longo prazo com a pesquisa orgânica.
Pagamento
Quando se trata de pagar, bem, como o nome sugere, com tráfego de pesquisa pago é pago. Paga-se por clique (PPC) com base no cost-per-click (CPC). Isso significa que paga uma taxa cada vez que um utilizador clica no seu anúncio. Assim, em vez de confiar no tráfego orgânico para o seu website, compra tráfego para a sua página pagando ao Google para mostrar o seu anúncio quando o seu visitante faz uma pesquisa para a sua palavra-chave. Para a pesquisa orgânica, o tráfego é gratuito, embora exija um investimento de recursos e tempo.
ROI
Em termos de retorno do investimento ou ROI, é na realidade muito mais fácil de medir com pesquisa paga. Isto deve-se em parte ao facto de o Google fornecer mais dados de palavras-chave que podem ser captados no Google Analytics. No entanto, com a pesquisa paga, o ROI pode estagnar ou diminuir ao longo do tempo. Com a pesquisa orgânica, o ROI é um pouco mais difícil de medir, mas muitas vezes melhora com o tempo. A longo prazo, a pesquisa orgânica pode oferecer um muito bom retorno do investimento.
Percentagem de tráfego
Quando se trata da quota de tráfego, cerca de 20% a 30% dos pesquisadores clicam nos resultados pagos, e 70% a 80% dos pesquisadores clicam nos resultados de SEO. Assim, a maior parte dos cliques são na realidade sobre os resultados orgânicos.