6 passos para escolher tênis de corrida

Queremos dar-lhe algumas dicas para escolher o tênis nike de corrida. Sabemos que quando começar a fazer exercício vai precisar dos acessórios certos, e aqui pode encontrá-los. Anote essas dicas ao comprar tênis de corrida em nossa loja.

1. Identifique o tipo de sapato

Na hora de escolher o tênis você tem três opções, primeiro comprar tênis para correr na estrada, outro para correr em campo aberto (trailrunning) e também para cross-training que são mais voltados para exercícios indoor.

Os tênis de corrida de estrada são ideais para superfícies de pavimento, cimento ou asfalto, com poucas irregularidades. Devem ser leves e flexíveis, com amortecimento ou com opção de estabilizar o pé.

Em vez disso, os tênis de trilha são usados ​​para correr em estradas de terra ou lama, rotas off-road. Devem ter uma sola mais grossa, para uma tração mais sólida. Além disso, são reforçados para oferecer estabilidade, sustentação e proteção à sola do pé.

Outra opção são os calçados cross-training (como o tenis dolce gabbana masculino), ideais para a academia, exercícios crossfit ou qualquer outro tipo de atividade onde você tenha mais contato com o solo.

Depois de decidir qual sapato você precisa, você pode continuar com as etapas a seguir. Assim, pode escolher o calçado mais cómodo para realizar a sua atividade desportiva preferida.

2. Determine seu tipo de pé

Se você quiser comprar sapatos que realmente caibam em você, é melhor medir seu comprimento e largura usando um dispositivo de Brannock. Então você pode realmente saber qual é o seu tamanho.

Tenha em mente que os pés mudam, então você deve medir seu pé com frequência. O pé muda à medida que envelhecemos, por isso é ideal medir-se duas vezes por ano. Além disso, ao comprar, leve em consideração que os tamanhos variam entre as marcas.

Além disso, verifique o arco do pé fazendo o teste do papel d’água. É muito simples, você tem que molhar o pé, ficar em cima de uma folha de papel. E reveja a impressão que ficou, no infográfico ao final do texto você poderá ver detalhes de como ficam as diferentes impressões na folha.

Os tipos de arco do pé são:

  • Arco alto. Ele vai deixar uma marca com uma curva.
  • arco médio. Ele deixará uma marca entre o arco alto e o arco baixo.
  • arco baixo. O pé ficará quase totalmente marcado no papel.
  • Pé chato, sem arco. Você saberá que tem esse tipo de arco se com o teste anterior deixar a pegada completa no papel.

3. Observe o movimento dos tornozelos

A pronação afeta o movimento lateral do pé, pois empurra o pé para a frente. Absorve o choque e reduz a pressão nas articulações. Refere-se a como o pé do corredor pousa lateralmente. Existem diferentes tipos de pronação:

  • Supinação: é quando o tornozelo sai.
  • Pronação neutra: é um padrão neutro onde os tornozelos são mantidos retos.
  • Excesso de pronação: é a predisposição dos tornozelos para dentro.

4. Use as informações para escolher tênis de corrida

Se você tem arco alto e pronação normal, pode optar por sapatos normais ou neutros. Eles são projetados para manter o pé alinhado. Ideal para corredores neutros, eles absorvem o choque e fornecem suporte de arco médio.

Se você tem arco e pronação normais, deve optar por um calçado de estabilidade. São sapatos com amortecimento, suaves mas firmes. Eles ajudam a estabilizar o movimento do pé, daí seu nome.

Com arco alto e pé supinado, você precisará de calçados com amortecimento. Estes sapatos têm um salto de 12 mm de altura.

Já se você tem pés chatos e pronação severa ou moderada, o ideal é comprar sapatos de controle de movimento.

Ao comprar tênis feminino colorido de corrida adidas, você deve garantir que pelo menos um dedo caiba entre as pontas dos dedos e a ponta do tênis. Porque quando há muita circulação sanguínea, o pé tende a inchar e escorregar com as pisadas, você não quer sofrer arranhões nos dedos de tanto esfregar.

Outras opções de calçados são os minimalistas, bem leves, com pouco ou nenhum apoio no arco e no calcanhar. Eles querem que você corra com mais naturalidade. Existem também tênis de corrida descalços, que oferecem proteção mínima contra possíveis danos ao solo; muitos deles não são acolchoados no calcanhar.

5. Faça o teste de flexibilidade do calçado

Com os tênis de corrida em mãos você pode fazer um teste de flexão neles, pegar a ponta e dobrá-la para trás. Uma boa flexão permite que o dedo do pé dobre, mas não muito, a dobra deve ser antes dos cadarços.

Flexão excessiva, se dobram no meio, se toda a ponta do sapato dobra para trás não é a melhor opção.

6. Pontos que você não deve esquecer

Opte sempre por calçados que lhe sirvam bem, você deve saber qual tamanho escolher para tênis de corrida, isso lhe dará maior estabilidade.

Prefira também um modelo que indique que é à prova d’água, isso vai te ajudar a ter um melhor desempenho em dias de chuva.

Se for correr em terreno diferente do asfalto, procure calçados com melhor tração, evitará quedas ou tropeços que podem resultar em lesões. Neste caso, prefira os tênis de trilha que mencionamos no primeiro ponto.

Se você costuma correr à noite, prefira tecidos refletivos, para que os veículos e outros corredores o vejam. Nesse caso, opte também por roupas em cores neon, são uma excelente opção e também estão na moda.

Compre dois pares de tênis de corrida, que você pode trocar regularmente. Isso permite que você garanta um bom equilíbrio e menos lesões. Além disso, como os calçados têm tempo para arejar, podem precisar de menos trabalho de limpeza, não ficarão com os maus odores do suor.

As meias também são importantes ao usar tênis de corrida. Não compre a opção mais barata, as misturas de acrílico ou sintético podem ser a melhor opção porque mantêm a forma e também secam. Esses tipos de meias são confortáveis ​​e evitam maus odores. Considere comprar aqueles específicos para corrida que atendam às suas necessidades.

Algumas técnicas de limpeza

Aprenda a lavar suas roupas esportivas e sapatos. Sabemos que depois que você terminar de calçar os sapatos, correr, com certeza vai querer tirá-los ao chegar em casa. Mas, nunca faça isso sem desamarrar os cadarços. Ao fazer isso, você evitará que eles se estiquem e percam sua forma natural.

Quando você usa seus tênis de ginástica, você sua. Existem maneiras de evitar maus odores. Retire as palmilhas e polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio nos tênis. Deixe agir à noite e retire pela manhã. Outra opção é adicionar um pouco de vinagre de vinho branco dentro dos sapatos e deixá-los secar ao ar.

Se você correu na chuva ou lavou os sapatos, a melhor opção para secá-los bem é colocar jornal dentro deles e deixá-los secar ao ar livre. Colocá-los perto do aquecedor ou na secadora não é uma boa ideia, pois pode danificar a cola do calçado e esticar os componentes.

Se você deseja prolongar a vida útil dos tênis de corrida, use-os apenas para correr, não para outros esportes, para fazer compras ou com amigos. Usá-los para outros fins fará com que sofram danos mais rapidamente.

Últimas dicas para escolher tênis de corrida

Comprar tênis de corrida baratos é uma economia que sairá cara no longo prazo. Geralmente as opções mais baratas não funcionam bem e podem causar problemas nos pés e nas pernas. Se o seu orçamento não for suficiente para os mais caros, procure os intermediários, de marcas conhecidas como Adidas, Nike, Asics, Reebok, Mizuno, entre outras.

Também não compre tênis de corrida usados. Com o tempo perdem a elasticidade e o plástico fica danificado.

Você precisa saber quando seus sapatos velhos estão fora de uso. Tênis de corrida geralmente duram 400-500 milhas antes de se desgastarem. Se você começar a sentir dores nas articulações mais cedo, pode ser porque elas já estão danificadas.

Se depois de comprar os seus sapatos não forem tão confortáveis ​​como esperava, pode optar por colocar palmilhas interiores, que vão ajudar a que se sintam mais confortáveis, a dar-lhe mais apoio e a ajustar-se melhor. É uma opção econômica que vai te ajudar muito. Escolher o tênis de corrida de acordo com as características do seu pé e seus objetivos como atleta vai te ajudar a ter um melhor desempenho e evitar lesões. Que tipo de tênis você usa? Você realmente conhece o seu pé? Conte-nos sobre suas preferências em calçados esportivos