A chave para controlar as despesas é um orçamento doméstico bem planejado , que incluirá custos fixos, como aluguel, parcelas de empréstimos ou compras semanais de supermercado.
Comece analisando sua situação financeira e pense em quais despesas você pode abrir mão e quais são necessárias. Talvez, depois de revisar as contas, você perceba rapidamente como pode economizar até muito dinheiro por mês. Mas primeiro, confira nossas dicas.
1. O método mais simples: uma conta poupança
Com uma conta poupança, você pode economizar uma certa quantia todos os meses e construir sua própria reserva de segurança. Lembre-se de que o mais importante são os pagamentos regulares, com os quais, após alguns anos, uma quantia bastante grande será será economizada.
2. Não gaste tanto em cafezinhos
Você vai a uma cafeteria algumas vezes por mês para tomar uma xícara de café com leite quente? Compra sanduíches e almoça na cidade todos os dias? É fácil gastar dinheiro com esses caprichos, porque você sempre pode explicar a si mesmo que são pequenas quantias.
Mas são realmente quantias tão pequenas? Somando tudo pode acabar em um grande gasto mensal.
Tome mais café em casa e faça seu próprio sanduíche. Invista em uma lancheira e caneca térmica e verá rapidamente que tem um dinheirinho a mais no bolso.
3. Planeje suas compras
Planeje suas compras semanais, começando por ver as promoções. Pense em quais pratos você vai preparar com produtos com desconto e faça uma lista para ir até o mercado. E isso vale para todos os tipos de lojas.
Quando estiver em uma papelaria, vale a pena perguntar sobre desconto. Ao fazer compras online, também vale a pena procurar cupons de desconto, como o cupom kabum primeira compra, por exemplo.
4. Aproveite os benefícios que recebe do seu empregador
Em vez de ir a um médico particular por conta própria, verifique se seu empregador oferece pacotes para funcionários. É muito possível que tal serviço seja muito mais barato do que pagar uma vez por cada visita necessária. A situação pode ser semelhante ao entrar na academia ou aprender idiomas. Portanto, use tudo o que compensa para você e não sobrecarregue seu orçamento privado com coisas que você pode economizar facilmente.
5. Mudança para transporte público
Ir para o trabalho de carro e pagar parquímetros pode ser muito caro. Além disso, existem engarrafamentos e o estresse associado a eles. Uma ótima solução nessas situações é deixar o carro em casa para viagens mais longas. Sua carteira e o meio ambiente agradecem.
6. Desconecte o que não estiver usando
Você também pode economizar na conta de luz. Não adianta ter um carregador sem uso preso na tomada. Assim como a chaleira, a máquina de lavar ou o modelador de cachos. Se você não estiver usando algum hardware, apenas desconecte-o. Inserir o plugue leva apenas alguns segundos, o que não vai economizar, mas pode ter um grande impacto em suas contas e situação financeira
7. Não ligue a máquina de lavar e a lava-louças se não estiverem cheias
Começar a lavar a louça com poucas peças, não significa que a máquina irá consumir menos água ou eletricidade. Você, por outro lado, vai colocar mais uma lavagem da louça, e os custos vão continuar aumentando. Portanto, primeiro recolha a louça ou a roupa e depois inicie o programa apropriado, de preferência de economia de energia.
8. Coloque o troco no cofrinho
Se você retirar dinheiro da conta, por exemplo, para fazer compras no bazar, coloque o restante no cofrinho. Caso contrário, gastará com bobagens. E assim pode arrecadar uma quantia extra para o cinema ou outros prazeres. Faça o mesmo com qualquer dinheiro que caia em suas mãos. Lembre-se de que o cofrinho não pode ser aberto com muita facilidade, caso contrário, você roubará dinheiro e suas economias diminuirão muito rapidamente.