O que é um crédito pessoal e quais são as suas vantagens?

Segundo os dados do Banco de Portugal, em fevereiro e março deste ano, foram concedidos mais de 300 milhões de euros em créditos pessoais, o que acaba por fazer desta solução financeira a mais procurada pelos consumidores portugueses.

Com maior ou menor variação no valor total, esta preferência mantém-se durante todo o ano, mas a pergunta impõe-se: o que faz do crédito pessoal uma solução tão atrativa?

A resposta segue dentro de momentos.

Crédito Pessoal: o que é e qual a sua finalidade?

De acordo com a definição oficial, um crédito pessoal é um contrato de crédito celebrado entre uma instituição de crédito e um consumidor para que este último possa financiar a aquisição de bens e serviços.

Por norma, os montantes envolvidos neste contrato de crédito variam entre os 200 euros e os 75 mil euros com um prazo de reembolso máximo de 84 meses, montantes e prazos que são definidos no momento da celebração do contrato.

Tal como acontece em outros tipos de crédito, o crédito pessoal apresenta taxas de juro, nomeadamente a TAN (Taxa Anual Nominal) e a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efectiva Global).

Enquanto a primeira diz respeito ao “preço do dinheiro”, isto é, aos juros do empréstimo, a segunda permite-nos saber, com antecedência, quais os encargos totais, incluindo impostos e comissões, que vamos ter com a contratação de um dado crédito pessoal.

Na altura de contratar um crédito pessoal, é importante que tenha em atenção estas duas taxas, já que elas serão um fator decisivo no preço total do empréstimo.

Depois de contratado, saiba que pode utilizar o dinheiro onde muito bem entender, uma vez que um crédito pessoal sem finalidade pode ser aplicado numa infinidade de fins, tais como a compra de um carro, o pagamento de uma dívida, fazer férias ou até servir como sinal de entrada para um negócio.

Vantagens de recorrer a um crédito pessoal

Como já pôde perceber por aquilo que fomos escrevendo nos parágrafos anteriores, o crédito pessoal apresenta uma série de vantagens. Entre outras, as principais são:

• Grande amplitude montantes e prazos de reembolso

Ao oferecer montantes de financiamento que vão dos 200 euros aos 75 mil euros e prazos de reembolso entre 24 e 84 meses, o crédito pessoal assume-se como a solução financeira ideal para quem procura um financiamento flexível e ajustado às suas necessidades específicas.

• Contratação simples e rápida

Graças à digitalização dos processo de contratação bancária, fazer um contrato de crédito pessoal passou a ser muito mais rápido e simples do que anteriormente.

Com uma vasta seleção de créditos pessoais na Internet, basta que pegue no seu smartphone, abra um motor de busca, digite a expressão “crédito pessoal online” e clique numa das soluções listadas.

Caso clique na solução de crédito pessoal, no momento em que entra na página online deste crédito vai poder usufruir dos préstimos de um simulador para calcular a prestação mensal que terá de pagar ao longo do contrato em função do montante e prazo de reembolso que escolher.

Com a sua prestação mensal no ecrã, pode partir imediatamente para a contratação do crédito bastando, para tal, clicar na barra “Fazer Pedido”, preencher o formulário online que se segue, anexar os documentos exigidos e submeter o pedido.

Se, após a análise, o Credibom lhe der uma resposta afirmativa ao seu pedido, irá receber o total do financiamento na sua conta bancária em apenas dois dias úteis.

• Possibilidade de utilizar o dinheiro como bem entender

Uma das principais características de um crédito pessoal sem finalidade é, sem dúvida, o de dar ao consumidor a liberdade de gastar o dinheiro onde bem entender.

Tal como já sublinhamos anteriormente, pode utilizar o crédito pessoal em coisas tão díspares como o pagamento de uma dúvida, o investimento em ações ou a renovação de sua casa.

• É um crédito não hipotecário

Ao contrário do que acontece num crédito habitação, o crédito pessoal não é hipotecário, o que significa que, aquando da contratação, o consumidor não terá de prestar qualquer garantia à instituição de crédito.