Tudo sobre a Cerimónia do Batismo Católico

Cerimónia do Batismo Católico (1)

A cerimónia tradicional do batismo católico é um processo complexo e ritualístico que incorpora especificidades da teologia católica no sacramento oficial do batismo. Um batismo católico é construído sobre um conjunto de crenças religiosas teológicas fundamentais que tornam a cerimónia de batismo da maior importância tanto para a criança como para os pais envolvidos.

Processo do Batismo Católico Tradicional

A cerimónia do batismo católico é, de facto, uma cerimónia. Há todo um processo que tem lugar durante o curso do batismo da criança, que normalmente demora cerca de 20 a 30 minutos. Não se trata de uma imersão total na água, mas sim de uma aplicação de gotas de água na testa. A cerimónia é feita de uma forma altamente litúrgica que pode confundir os convidados não-Católicos. Compreender todos os detalhes da cerimónia de batismo pode ser útil, mas o que se segue é uma ordem básica de acontecimentos para o ajudar a ter uma noção do que acontece:

  1. Receção da criança – O sacerdote saúda os pais e a criança, ouve o nome da criança, e faz o sinal da cruz na cabeça da criança.
  2. Celebração da palavra de Deus – O sacerdote oferece leituras e orações pela criança e pelos seus pais e consagra a criança com óleo.
  3. Celebração do Sacramento – O sacerdote abençoa a água, pede aos pais que renunciem ao pecado, e batiza a criança com água.
  4. Esclarecimentos do rito – O sacerdote consagra a criança com óleo da sua coroa, a criança é vestida com um vestido de batismo ou outra roupa branca, e um membro da família ou padrinho acende uma vela para simbolizar a iluminação.
  5. Conclusão do rito – O sacerdote diz a Oração do Senhor e abençoa a criança.

O que esperar de qualquer batismo

Se foi convidado para um batismo, é conveniente compreender algumas das regras básicas de etiqueta e o que esperar durante o evento. Alguns elementos são verdadeiros e inalteráveis em todos os aspetos, quer participe num batismo numa igreja tradicional católica romana ou numa congregação mais liberal.

  • Um batismo católico será realizado numa igreja católica (a menos que uma emergência exija um local alternativo) por um sacerdote católico.
  • Os pais da criança são normalmente membros da igreja selecionada.
  • Estas cerimónias de batismo dependem tipicamente de um grande esforço comunitário.
  • Amigos e familiares importantes são convidados a assistir ao batismo e recebem normalmente uma lembrança do batismo.
  • Segue-se uma receção para celebrar a iniciação da criança à fé.

As variações da Cerimónia de Batismo

Os detalhes relativos de um batizado católico dependem muito da igreja que for escolhida pelos pais. A cerimónia tradicional católica envolve uma forte quantidade de liturgia e latim, enquanto as igrejas mais liberais podem conduzir o processo em inglês. A igreja católica conduz também batismos de emergência para adequar as necessidades dos seus paroquianos, e algumas igrejas podem alterar o programa para satisfazer os desejos dos pais da criança. Assim, é difícil classificar todos os batismos católicos que aplicam os mesmos processos.

O papel dos Padrinhos

Uma das características chaves de um batismo católico é o papel dos padrinhos, que são selecionados pelos pais da criança. Os padrinhos desempenham um papel fundamental no cuidado do bem-estar espiritual e físico do seu afilhado. Tanto uma mulher como um homem são escolhidos para preencher esta posição na vida da criança, e por isso uma parte da cerimónia de batismo irá concentrar-se nestas duas pessoas selecionadas. Nas igrejas católicas mais conservadoras, os padrinhos são sempre católicos praticantes que honram os sacramentos e preenchem uma lista de qualificações. No entanto, em ambientes mais liberais, qualquer pessoa que os pais da criança escolham pode receber este papel.

Como é escolhida a Igreja para a Cerimónia

Os pais que não são ativos na comunidade católica podem ter de fazer procuras por um padre que esteja disposto a receber o batismo do seu filho dentro da sua igreja. Os pais que são participantes ativos na igreja e na missa, são escolhidos, quase sempre, por um padre, ter o seu filho batizado na sua igreja atual. Assim, essencialmente, a forma mais simples de organizar e receber o batismo católico do seu filho é já ser um membro praticante e ativo da Igreja Católica.

Significado e satisfação

Se tiver sido convidado a assistir a um batismo católico ou estiver a planear um para o seu filho, compreender a cerimónia e o significado por detrás dos símbolos do batismo pode ajudar a tornar toda a cerimónia mais significativa e agradável. Ficará feliz por ter aprendido um pouco mais sobre este dia especial.